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Aprenda a respirar bem

Desde o primeiro dia de nossa vida, todos nós precisamos de três elementos básicos para sobreviver: alimento, água e ar. Embora possamos estar horas e ofe...

Desde o primeiro dia de nossa vida, todos nós precisamos de três elementos básicos para sobreviver: alimento, água e ar. Embora possamos estar horas e até dias sem os dois primeiros, apenas podemos resistir alguns segundos sem respirar.

A respiração pode ser feito de muitas maneiras. Com o nosso acelerado estilo de vida, apenas nos damos conta da importância que tem a inspiração (entrada de ar) e a expiração. (expulsão), não sabemos como fazê-lo e, muitas vezes, ninguém nos ensina a melhorá-lo. No entanto, a respiração é a chave para uma correta digestão, a realização de exercício ou o cuidado com a voz. Se você seguir estas dicas simples, corrigirá maus hábitos e se sentir menos estresse.

Em repouso

A respiração será calma, sem forçar os pulmões. A chave está em tomar e expulsar o ar pelo nariz suavemente e sem ruído.

Ao fazer exercício físico

A forma de respirar muda: vai tomando ritmo de cada vez que o exercício que realizamos. Nosso corpo vai se acostumar com ele, pouco a pouco, ao exercício, e a respiração se acompasará. Mas é difícil, você tem que tentar não respirar pela boca, para evitar cansarnos rapidamente. Quando fazemos esportes como natação, hidroginástica, ou simplesmente correr ou andar rápido, a respiração será leve, relaxada e sempre irá ao ritmo do próprio exercício.

Para relaxar

O controle da respiração , neste caso, é fundamental. A melhor técnica é a respiração abdominal, que é muito simples:

  • Toma ar suavemente pelo nariz, enchendo pouco a pouco, os pulmões, empurrando o ar para o abdômen, sem chegar ao limite de nossa capacidade. Você vai notar que o abdômen se incha como um balão. O peito deve permanecer imóvel, mas relaxado. Para verificar se você está fazendo o bem, coloca as mãos entrelaçadas sobre o abdômen.
  • Expele o ar lentamente pela boca, pronunciando um "S" ou "F", continua, até que notes que o soltou por completo, mas sem fazer força.

Para melhorar a respiração, você pode fazer exercícios deitado, de pé em frente ao espelho ou através de exercícios específicos (yoga, tai chi, pilates, etc).

Sempre pelo nariz

  • O nariz filtra, aquece e umedece de forma natural do ar. Se você não passa por ela, o ar chega sujo e em más condições para os nossos pulmões.
  • Se o ar entra pela boca, passa pela garganta. A sujeira e o frio podem provocarnos infecções e irritações.
  • A base para uma boa voz está na garganta. Se não respiramos corretamente, podemos ter problemas, afonías e doenças nas cordas vocais.
  • Se o ar não entra pelo nariz, não conseguimos que o corpo "respire" bem e que o oxigênio é dada pelos diferentes órgãos vitais.
  • À noite, não respirar pelo nariz, o que pode causar distúrbios do sono. Um dos mais frequentes é o ronco.
  • Se normalmente você tem problemas para respirar pelo nariz, consulte um otorrinolaringologista para descartar alergias ou problemas do sistema respiratório.

Cantores, apresentadores, esportistas, professores, políticos... o controle de larespiración é essencial em muitas profissões.

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