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Durante anos, os especialistas em nutrição tem discutido sobre qual a melhor opção para perder peso: a dieta baixa em gorduras ou baixa em hidratos de carbono?

Durante anos, os amantes de uma vida saudável, foram divididos em dois grupos adversários. Por um lado, aqueles que defendem as dietas baixas em gordura como o método de eleição para perder peso. E, por outro, o lado contrário, os seguidores de dietas baixas em hidratos de carbono. Esta última opção ocupa atualmente o primeiro lugar na classificação, muito complicado de manter após a contínua aparição de dietas milagre ou estudos nutricionais de múltiplos resultados. No entanto, é realmente a melhor opção?


Os carboidratos contra as gorduras


Carboidratos


Os hidratos de carbono, também conhecidos como hidratos de carbono ou açúcares, são aquela substância que proporciona a energia necessária para o nosso corpo. Embora pareça uma propriedade de mais benéfica, segundo o tipo de carboidratos que nos enfrentarmos estes tornam-se a principal causa de obesidade, sobrepeso ou diabetes. Presente, por exemplo, o açúcar branco, a farinha e os produtos refinados.


Por sua parte, as gorduras são um nutriente essencial que também atua como combustível para o funcionamento do corpo humano. Além de outras funções, como controlar a temperatura corporal ou absorver certas vitaminas. Não obstante, dependendo da variedade de gorduras que devemos consumir seus inconvenientes aumentam. Falamos de ácidos graxos saturados, que elevam o nível de colesterol, aumentam o risco de doenças cardiovasculares e possuem um alto conteúdo calórico. Ingredientes como a manteiga ou leite integral incluem este modelo.


Opiniões diversas


Carboidratos


Diante da quantidade de características contrárias que apresentam ambos os compostos, é muito difícil determinar qual dieta é a melhor para perder peso. São muitos os estudos que foram decantado por uma ou outra opção, deixando no ar a qualquer conclusão unânime. Se analisarmos todos os resultados, o melhor parece ser a combinação de ambos os regimes. É dizer, não prescindir de nenhum grupo de alimentos em sua totalidade, pois todos são necessários para o organismo.


Você pode reduzir os níveis de gorduras e hidratos de carbono prejudiciais para a saúde, e aumentar a vez dos mais benéficos. No caso das gorduras, aumenta o consumo de óleo de oliva, nozes, peixe ou soja. Enquanto que os carboidratos, destaca-se a presença de alimentos integrais, tais como a massa, o arroz ou o pão. E, é claro, elimina por completo o açúcar. Tudo isso combinado com uma rotina de exercícios adequada, o planejamento de suas refeições e uma mudança em seu estilo de vida. Se não, logo recuperará o peso perdido.